07 novembro 2016

Perdoar não é esquecer

PERDOAR NÃO É ESQUECER


 
Texto Bíblico – Miquéias 7.19 Bíblico – Miquéias 7.19c
 “... e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar”.
OBJETIVO: Compreender o que é o perdão divino e aplicá-lo em nossas vidas.
INTRODUÇÃO:
Seria muito bom que simplesmente pudéssemos jogar todos os nossos pecados no mais profundo do mar. Vamos aprender com o próprio Deus que o perdão requer muito mais que palavras ou ações, será preciso viver esse perdão.

1. O QUE NÃO É O PERDÃO?
• Perdoar não é esquecer – Quando aceitei a Cristo como Salvador da minha vida, descobri que precisava pedir perdão para muitas pessoas e também perdoar a mim mesmo. Então, comecei a me perguntar o que é o perdão? Ninguém esquece uma situação de dor e sofrimento; alguém que o traiu, ou fez fofoca dele; as marcas os traumas causados por problemas familiares, inimizades, relacionamentos que foram desfeitos, Realmente é muito difícil.
• Deus na sua infinita sabedoria também não se esquece de nada, você não acredita? Deus Ele conhece todos os mistérios, Ele sabe o que vou falar antes mesmo de abrir a minha boca, conhece quantos fios de cabelo tem na minha cabeça. Ele sabe quem fomos e quem somos, por dentro e por fora.
• Miquéias 7.18,19. Esta passagem fala a respeito do caráter misericordioso de Deus que mesmo antes do tempo da Graça, Deus não era o ser terrível que muita gente acredita que Ele é. Em Isaías 43:2 o próprio Deus diz: "Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, dos teus pecados não me lembro". Deus, Ele se permite não lembrar, ignorar, todos os nossos pecados passados, nos dando a chance de diante dEle, começar de novo. Ao lançarmos algo nas profundezas do mar, dificilmente será encontrado.

2. O QUE É O PERDÃO DIVINO?
• O perdão dos pecados é a primeira grande bênção incluída na salvação. (At. 13.38-39) É um ato de misericórdia por meio do qual Deus perdoa o pecador e recebe-o na sua graça. (Is 43.25) O fundamento ou a razão do pecador ser perdoado é o amor de Deus, tão bem revelado no sacrifício de Cristo. (Ef. 1.7) O perdão divino se relaciona somente com os pecados do passado. (Rm 3.24-25)
De todas as transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela justiça que praticou viverá. Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva? Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniquidade, fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as justiças que tiver feito não se fará memória; na sua transgressão com que transgrediu, e no seu pecado com que pecou, neles morrerá. Ezequiel 3.24-25

3. O QUE É PERDOAR?
• Talvez, agora nesse exato momento, você pode estar pensando consigo mesmo, como perdoarei alguém se continuo me lembrando de tudo o que aconteceu? Podemos dizer que perdoamos a nós mesmos ou aos outros, mas, na maioria das vezes, ficamos em dúvida se perdoamos completamente, ou seja, que não deixamos restar nenhum resíduo de mágoa ou de culpa. Até que o perdão surja como uma virtude espontânea em nós, vale a pena exercitar a nossa disposição e começar por perdoar a nós mesmos, em primeiro lugar.
• Quando o perdão é verdadeiro? Quando não faço questão de lembrar. E mesmo quando a lembrança vem não me trás tristeza e nem dor, porque eu perdoei. Jesus é o nosso maior exemplo nessa área. Jesus sentia e vivia como homem e se não fosse assim o seu sacrifício seria em vão. E assim como homem, igual a nós Ele perdoou. Lucas 23.34

CONCLUSÃO:
Fico impressionado com a quantidade de pessoas que carregam dentro de si rancores e sentimentos de culpa. Todavia, existe uma excelente noticia: VOCÊ PODE LIBERAR O PERDÃO! Perdoar para ser perdoado é o ensino de Jesus: - “se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas”. (Mateus 6.15). “Assim também meu Pai celeste vos fará, se no íntimo não perdoardes cada um ao seu irmão” (Mateus 18.35). “E, quando tiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que o vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas” (Marcos 11.25).

"O perdão não muda o passado, mas amplia o futuro". Paul Boese


Pastor Valdir Junior 

Nenhum comentário:

Postar um comentário